Defeitos na Cerveja: Como Identificar Off Flavors e Elevar a tua Experiência Cervejeira

Defeitos na Cerveja: Como Identificar Off Flavors e Elevar a tua Experiência Cervejeira

Sabias que a cerveja pode ter defeitos? Já compraste uma cerveja que muitos falavam bem, mas, ao prová-la, apanhaste um susto? Hoje, vamos explicar o que são os Off Flavors, que podem prejudicar o degustar de uma boa cerveja! Vê também Cerveja fora do prazo, até quando posso beber?

Já te aconteceu deixares uma cerveja a arrefecer, depois colocá-la com cuidado no copo correto e, ao provar, sentires um odor de maçã, que prejudicou todos os outros gostos da cerveja? Ou um sabor metálico? Os off flavors podem afetar todas as cervejas, das mais sofisticadas às de menor produção. Podem ser resultado de má sanitização, problemas no controlo dos processos para a cerveja ou até de acomodação. Reconhecê-los é um passo a mais para reconheceres bebidas de real qualidade. Também são importantes de serem identificados se tiveres interesse em fazer a tua própria cerveja em casa. Off flavors dizem-nos o que está errado e são uma forma de melhorares a tua receita! Abaixo, falamos de alguns dos vilões que prejudicam o teu paladar:

1. Sabor a manteiga: causado por diacetil, que dá cheiro a manteiga, pipocas ou queijo nas cervejas. Em baixas quantidades, é um sabor desejado em algumas lagers, ou em ales inglesas. Em altas concentrações, dá aspecto oleoso à bebida e sufoca os sabores de malte e lúpulo. É um problema encontrado no processo de fermentação da cerveja. Ao adicionar leveduras, deves estar atento para que os tanques estejam na temperatura adequada e pelo tempo necessário para a conclusão do processo. Fermentação rápida ou em temperaturas abaixo do recomendado podem criar flocos de levedura, que deixam o cheiro característico no produto.

2. Sabor a maçãs verdes: aromas a maçãs verdes ou abóboras frescas são causados por acetaldeídos (também conhecido como etanal). Sentem-se muito mais nos aromas que nos gostos. Não deve ser confundido com o sabor a vinagre, causado pelo ácido acético (ou ácido etanoico). O etanal é um componente do processo de maturação da cerveja. Este composto deve desaparecer no processo, tornando-se etanol, ou álcool. A presença desse off flavor ocorre quando não se espera tempo suficiente para a cerveja ser engarrafada, ou quando a fermentação é feita com leveduras inativas. Não sejas apressado, a cerveja tem o seu processo! Permitindo-a terminar o processo de fermentação, o etanal tornar-se-á etanol e o teor alcoólico será apropriado.

3. Sabor a vinagre: esse sabor se passa quando o gosto é demasiado ácido, como se a língua ficasse seca ao beber cerveja. É causado pelo ácido acético ou ácido etanoico. Ao filtrar a cerveja, após o processo conhecido como mosturação ou brasagem, as temperaturas precisam ser controladas e o processo não pode ser demorado. Os resíduos da mosturação/brasagem irão influenciar a fermentação, vindo a causar esse off flavor. Claramente, o sabor azedo é desejado em vários estilos de cerveja, como as sours e as fruit beers. Não se deve confundir, no entanto, com o sabor desagradável ao provar cervejas mais doces ou amargas.

4. Sabor a vegetais cozidos: O que se passa quando a cerveja tem cheiro e gosto de milho ou batatas cozidas? Após avisares à família que a vossa dieta está repleta de vegetais, atenta-te para a presença de Dimetilsulfureto (DMS) na tua cerveja. Esse composto é resultado de uma fervura demasiado rápida da cerveja. Ao fazer a mosturação, ou brasagem, deve-se esperar cerca de uma hora para que os grãos cozinhem devidamente e liberem o cheiro de vegetais. Também uma mosturação demasiado longa também pode dissolver os grãos e prejudicar a filtragem, novamente causado a presença de DMS. Após a mosturação, a cerveja não deve ficar morna por demasiado tempo, sendo novamente necessário o controlo da temperatura. O uso de milho e outros cereais menos nobres aumenta a possibilidade desse off flavor.

5. Sabor metálico: mais perceptível ao gosto que ao cheiro, o sabor de algo ferroso na cerveja é causado pelo contato do produto com tanques ou recipientes que soltam metais como o cobre e o ferro. Isso ocorre porque alguns tanques mal sanitizados podem soltar metais que mudam o gosto da cerveja, ou até mesmo águas de baixa qualidade podem conter níveis altos de minerais que alteram o gosto final da cerveja. Recipientes de cerveja à pressão ou até mesmo tampas que não receberam tratamento adequado podem criar esse off flavor. No entanto, este off flavor não altera a cor da cerveja!

A lista de off flavors é longa. Os citados são apenas os mais comuns. Para perceber os sabores desejados e indesejados é necessário sempre servir corretamente a cerveja em copo adequado, servido de forma adequada, e prestar atenção à cerveja. Cheiros, cores e gostos são variados e compõem um universo incrível. Reconhecer off flavors te ajudará a reconhecer as cervejas de qualidade mais elevada, levando-te a ser um verdadeiro sommelier!

 

Agora já podes receber as tuas melhores cervejas artesanais do mundo em tua casa com as nossas box de subscrição mensal. Faz o nosso quizz e descobre a box que mais se adequa a ti.

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.